Roberto Menescal – Um Arquiteto Musical
Aos 82 anos, com mais de 400 músicas gravadas no mundo inteiro por diferentes vozes e instrumentistas, e um papel mais que relevante na música popular brasileira, Roberto Menescal acaba de ganhar um livro sobre sua vida, escrito pela jornalista, pesquisadora e historiadora Claudia Menescal, prima do artista. A ideia surgiu há três anos, quando Claudia começou a ajudar Menescal a organizar seu acervo e descobriu raridades, entre fotos, gravações, discos, partituras, cartas e documentos antigos. O resultado poderá ser conferido neste mês de março, quando Roberto Menescal – Um Arquiteto Musical (Futurama Editora) será lançado no Rio e em São Paulo, com sessões de autógrafos da autora e a presença do compositor.
A vida familiar, a juventude em Copacabana — quando morava no prédio em cima da Galeria Menescal, construída pelo tio engenheiro, Humberto Menescal — os primeiros encontros com a turma da Bossa Nova, as musas inspiradoras, os amigos, as parcerias inesquecíveis e — é claro! — as composições. Tudo isso está no livro, que não é uma biografia convencional, ou uma radiografia da carreira musical do autor de O Barquinho, mas, sim, uma coletânea de relatos biográficos, casos e fatos captados pelo olhar delicado de alguém que conheceu Roberto em um contexto mais íntimo.
“Nossa diferença de idade parecia muito maior quando eu era pequena. Mesmo assim, acompanhei a carreira dele desde o início. Meu pai me contava tudo. Com o tempo, ficamos mais próximos e amigos. O livro é uma homenagem”, revela Claudia.
Nascido em uma família de engenheiros e arquitetos, Menescal chegou a se matricular no curso de arquitetura para seguir os passos do pai, do tio e dos irmãos. Porém, a música o pegou de jeito, para desgosto de Francisco (o pai) que não via futuro na carreira de artista. Longe de erguer edifícios ou de projetar estradas, Roberto tornou-se, assim, um construtor de solos, acordes, harmonias e de grandes amizades, como sugere o título da obra.
“Além do acervo pessoal, pesquisei outras fontes: jornais, revistas, vídeos antigos, livros, entrevistas, acervos de museus e institutos culturais. E entrevistei informalmente pessoas que conviveram e trabalharam com ele”, explica a autora.
Para “amarrar” as pontas soltas de todas as informações que tinha em mãos, Claudia gravou horas de conversa com o primo, relembrando episódios, datas e acontecimentos marcantes. Como o dia em que ele conheceu a cantora Nara Leão, uma das melhores amigas e parceiras, cuja perda lhe causou profunda tristeza. Ou quando ensinou Luiz Carlos Miele, quase um hidrófobo, a nadar e mergulhar em mar aberto.
“Não vivo do passado. Tenho saudade é do futuro. Mas achei o máximo a ideia de organizar esses registros em livro para que a memória não se perca”, avaliza Menescal, que apoiou a iniciativa desde o início.
A obra é ilustrada por 300 fotografias que remontam a época em que ele se reunia descontraidamente com Ronaldo Bôscoli, Nara, Tom Jobim, João Gilberto, Marcos e Paulo Sérgio Valle, Carlos Lyra e outras feras da Bossa Nova, para tocar e compor canções que se tornaram eternas. Reúne, também, depoimentos de artistas, alguns deles apadrinhados por “Menesca”, como é carinhosamente chamado. Nelson Mota, Antonio Adolfo, Leila Pinheiro, Cris Delanno, Wanda Sá e Ruy Castro estão entre os que falam sobre amizade, generosidade, carreira, encontros e relação profissional com este que, além de compositor e músico, é produtor e arranjador.
Menescal conta que procurou não interferir ou exercer qualquer tipo de censura, deixando a autora bem à vontade para escrever. Mesmo depois de o texto pronto, avisou que iria esperar para ler o livro somente no dia do lançamento (17/3). Prefere a emoção da surpresa. Emoção, aliás, nunca faltou na vida movimentada de Roberto. Hoje, do alto de sua experiência e à frente da Albatroz Music, selo que criou em 1992, continua mais ativo do que nunca. Tocando, compondo, fazendo shows, produzindo discos extremamente bem cuidados, lançando novos nomes da MPB e despertando o gosto pela boa música nas novas gerações.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Roberto Menescal – Um Arquiteto Musical”
Sessões de Autógrafos
Rio de Janeiro
Dia: 17 de março de 2020
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria da Travessa – Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco 290, loja 205-A, Shopping Leblon
São Paulo
Dia: 23 de março de 2020
Horário: a partir das 18h30m
Local: Livraria da Vila Higienópolis
Endereço: Avenida Higienópolis 618, lojas 2009,2010,2011, Shopping Pátio Higienópolis
FICHA TÉCNICA
Título: Roberto Menescal – Um Arquiteto Musical
Autor: Claudia Menescal
Formato: 16 x 23
Número de páginas: 288
Encadernação: brochura
Capa: arte de Cecília Moraes
Publicação: Futurama Editora
Edição: 1ª / Ano: 2020
Imprensa:
Mehane Albuquerque Ribeiro
MAR Assessoria de Comunicação
(21) 2608-1345 / 98629-8185